quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sol em trânsito em conjunção com Saturno em trânsito

Sol conjunção Saturno de 10 a 19 de outubro. Exata dia 13, quinta!

Na quinta Saturno estará em conjunção exata com o Sol, considerando o efeito deste aspecto com uma orbe de 5 graus, já começamos a sentir este aspecto desde faz dois dias, especialmente potencializado com a Lua Cheia, e o sentiremos ate terça ou quarta da semana que vem.

As pessoas que tem planetas em torno do grau 20 de Libra, Áries, Caranguejo e Capricórnio poderão sentir este aspecto mais forte.



É natural se sentir com pouca energia, com certa preguiça, indisposição e uma pitada de paranoia. "Alguém me aviso para pisar neste chão devagarinho". É para funcionar com pouca energia. Experimente fazer as coisas, ainda sem vontade, poderá descobrir outros ângulos. Agir com o mínimo de energia, mas com o máximo de arte e beleza.


Se realizar algo errado, perceber erros e faltas poderá se sentir com mais força culpado, ou aquela sensação chata de estar errado ou em falta. Pode se sentir também deprimido ou melancólico.


Mas que se culpar, castigar, aprender, aprimorar, retificar e continuar.

Os julgamentos nestes dias podem ser mais fortes e radicais, evite se expor a julgamentos e críticas. Neste caso é muito bom ser previdente e evitar errar, ou postergar julgamentos.

Preste atenção também se não esta exigindo muito de vc.

Faça questão de se preparar muito bem no caso de for fazer alguma apresentação.

Preste também atenção aos joelhos, coluna e pele. Evite estar tomando medicamentos. Se se sentir mal, fique de molho, logo daqui a 7 dias passa. 
Como frutas e verduras. Tome sucos. Se acarinhe muito. Não vai pensar que esta enfermo. Curta o nível mínimo de energia, com naturalidade e curiosidade.


Lado positivo:

O período pode ser favorável para organizar, depurar, aprimorar, retificar, aprender, tomar previdências, realizar coisas serias e responsáveis. Iniciar uma dieta. Iniciar algum tipo de disciplina.

Planejar.


Meditar. Aproveite para nestes dias sentar com a coluna ereta, no mínimo por uns 20 minutos e contemplar seus corpos, e vida.


Bom momento também para retiros, para viajar para lugares calmos.


Dias bons para colocar a casa e o trabalho em ordem.


Astrologia Medieval

Já a Astrologia tradicional, considera esta conjunção funesta e perigosa mesmo, já que Saturno se encontra em Exaltação em Libra, quer dizer forte, e assim com efeitos mais impactantes sobre o Sol que está em queda em Libra. E convida a tomar medidas de previdência imediatas... cuidado com todo tipo de irregularidade e evitar julgamentos. Cuidar da energia vital, alimentação, saúde.

Enfatiza, natural sentir baixa energia, especialmente os mapas mexidos por aspectos maiores com a conjunção.

Explicação geral:

O Sol em trânsito ativa a consciência, a vontade, o caráter, a energia vital, o centro, o masculino, a dignidade. Já Saturno ativa o senso de responsabilidade, o limite, as lições que se deve ter em conta em busca de consistência, a firmeza e coerência. O Sol e Saturno tem funções masculinas mas em direções diferentes, o Sol é ativa o Rei pessoal, Saturno, o mestre, o corretor, o juiz, o denunciador do errado e em falta.

A função de Saturno é colocar limites, mostrar a forma correta, coerente com o senso comum e estabelecido, indicar onde se está em falta.  Para o Sol, Saturno pode representar o repressor, castrador, limitador ou o mestre que forja a verdadeira força e indica o caminho do aprimoramento. Para Saturno natal, o Sol representa a vontade, a força, a disposição, o alento para a pessoa sair da obscuridade, e da perturbação.

Assim quando o Sol e Saturno se encontram em conjunção podem propiciar dias de depuração, aprimoramento, percepção de erros e faltas, mudança, ganho em consistência, integridade ou depressão, tristeza, frustrações, culpa.

Ciclos Sol - Saturno


Os aspectos devem ser estudados dentro do contexto do ciclo completo do movimento relativo entre o Sol e Saturno. Quer dizer estudar o aspecto como uma fase específica do ciclo completo (do momento que se encontram na mesma posição zodiacal até se encontrarem novamente). No nosso caso nestes dias o Sol e Saturno estão no momento de fechar um ciclo até sexta, e depois o inicio de um novo ciclo apos cesta. O ciclo completo Sol Saturno dura um pouco mais de um ano.

Separativo-aplicativo

Na interpretação de um aspecto deve se considerar a diferença quando o aspecto é separativo (o Sol em trânsito se separa de Saturno) ou aplicativo (o Sol em trânsito se aproxima a Saturno). Não é o mesmo quando o Sol em trânsito está finalizando seu ciclo em relação a Saturno, ou quando está iniciando, ainda que em ambos casos se considere que estão em conjunção. Quando a conjunção é aplicativa, minguante o astral é de finalização, de balanço geral, de interiorização; quando a conjunção é separativa, crescente, o astral é de início, de nascimento, exterior.


Assim até sexta é o momento mais exigente, chato, de pura depuração. 



Depois de sexta, com o inicio do novo ciclo a energia melhora e facilita todos os processos de aprimoramento, melhoramento, estruturação.



Sol em trânsito em conjunção com Saturno em trânsito favorece quando a pessoa está agindo com centramento e responsabilidade:
   * realizar atividades oficiais, formais
   * encontro com superiores para tratar de assuntos de estabilidade, segurança
   * procurar por justiça
   * realizar trabalhos de autoconhecimento, estruturação
   * realizar limpezas, depurações
   * vontade de agir sozinha. Bom momento para meditar, refletir sobre a vida
   * vontade de submeter a disciplinas e treinamentos especiais até chegar aonde quer
   * valorizar a disciplina, perseverança 
   * em alta o estilo sério, recatado, comedido.
   * necessidade de previdência
   * cuidado do corpo e saúde
   * sensibilidade ao processo de estruturação dos outros.
   * percepção de limites, erros, faltas, julgamentos, cobranças


Do lado negativo pode provocar:
   * astral de negatividade, rabugice, razinzice, falta de autoesima e disposição, reclamação, frustração, dificuldade de agir, rigidez de caráter, radicalismo, maniqueismo, paranoia, sabotagem, crítica e julgamento descontrutivo.
   * as pessoas podem ficar frias, chatas, negativas.
   * culpa por falta de estruturação e consistência. 
   * depressão, melancolia. Ativar bipolaridade.
   * problemas de saude. Não se recomendam exames médicos porque o corpo pode estar num momento transitório de baixa
   * revelação de erros e faltas de dirigentes. Queda de dirigentes


Do livro Astrologia Cristã de William Lyli deem uma olhada o que ele escreve sobre Saturno para avaliar seus efeitos no aspecto com o Sol


CAP. VIII. Sobre o Planeta SATURNO e sua Significação.

Nomes: Ele é chamado normalmente de Saturno, mas em alguns Autores é chamado de Cronos, Phoenon, Falcifer.

Cor: Ele é o mais excelso ou mais alto de todos os Planetas; está localizado entre Júpiter e o Firmamento; não é muito brilhante nem glorioso, nem cintila nem pisca, mas é de cor Pálida, Esmaecida ou Plúmbea, cinzenta.

Movimento: lento de movimento. Ele termina o seu curso pelos doze signos do Zodíaco em 29 anos e 157 dias, aproximadamente; seu movimento médio é dois minutos e um segundo; seu movimento diurno é às vezes de três, quatro, cinco ou seis minutos, dificilmente mais.

Latitude: A sua maior Latitude Norte, a partir da Eclíptica, é de dois graus e 48 minutos; sua Latitude Sul, a partir da Eclíptica é de dois graus e 49 minutos; e ele não tem latitude maior do  que essas.

Domicílios: No Zodíaco, ele tem dois dos doze Signos como seus Domicílios, ou seja,Capricórnio é seu Domicílio Noturno, e Aquário, o seu Domicílio Diurno; ele tem a sua Exaltação em Libra, recebe a sua queda em Áries; ele tem seu gozo em Aquário.

Triplicidade: Ele governa a Triplicidade do Ar durante o dia, a qual é composta destes Signos: Gêmeos, Libra, Aquários.

Termos: em todos os doze Signos, estes graus são designados como seus termos, para ele determinados por Ptolomeu.

Em Áries, 27, 28, 29, 30.
Em Touro, 23, 24, 25, 26.
Em Gêmeos, 22, 23, 24, 25.
Em Câncer, 28, 29, 30.
Em Leão, 1, 2, 3, 4, 5, 6.
Em Virgem, 19, 20, 21, 22, 23, 24.
Em Libra, 1, 2, 3, 4, 5, 6.
Em Escorpião, 28, 29, 30.
Em Sagitário, 21, 22, 23, 24, 25.
Em Capricórnio, 26, 27, 28, 29, 30.
Em Aquário, 1, 2, 3, 4, 5, 6.
Em Peixes, 27, 28, 29, 30.

O significado disso é o seguinte; se Saturno em alguma Questão estiver em quaisquer destes graus nos quais ele tem um Termo, não se pode dizer que ele está Peregrino, ou sem dignidades essenciais; ou, se ele estiver em quaisquer dos graus assinalados para ele como sua Face ou Decanato, não se pode dizer, então, que ele está peregrino; entendas isso para todos os outros Planetas.

Ele também tem os seguintes graus como sua Face ou Decanato:

Em Touro, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30.
Em Leão, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
Em Libra, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20.
Em Sagitário, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30.
Em Peixes, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Ele continua Retrógrado durante 140 dias.

Ele fica cinco dias na sua primeira estação antes da Retrogradação, e a mesma quantidade na sua segunda estação antes de voltar a ser Direto.

Natureza: Ele é um Planeta Diurno, Frio e Seco (estando longe do calor do Sol e dos vapores úmidosxxiv), Melancólico, Terrestre, Masculino, o grande Infortúnio, autor da Solidão, Maléfico, etc.

Modos e Ações: 
quando bem dignificado: Neste estado, ele possui imaginação Profunda, de ações graves, reservado em suas palavras, econômico no falar e no dar, paciente no trabalho, grave nas discussões e disputas, estudioso e solícito na obtenção dos bens desta vida, e austero em todas as formas de ação.

Quando mal dignificado: Então ele é invejoso, avarento, ciumento e desconfiado, tímido, sórdido, exteriormente dissimulado, lento, desconfiado, teimoso, misantropo, um mentiroso contumaz, malicioso, murmurador, nunca satisfeito, sempre retrucando.

Constituição física: No geral, seu corpo é mais frio e seco, de estatura mediana; sua compleição é pálida, escurecida ou cor de lama, seus olhos pequenos e pretos, voltados para baixo, uma testa larga, cabelos pretos ou desajeitados, e duros e ásperos; orelhas grandes; sobrancelhas pendentes e sombrias, lábios e nariz grossos, uma barba rala ou fina, um semblante grosseiro e desagradável, pendendo a cabeça para a frente ou curvando-se, seus ombros largos e grandes, normalmente tortos, sua barriga em alguma medida curta e magra, suas coxas finas e esguias, e não longas; seus joelhos e pés indecentes, os quais muitas vezes se arrastam ou batem uns nos outros, etc.

Saturno oriental (em torno do Ascendente): Deves observar que, se Saturno está Oriental ao Sol, a sua estatura é menor, mas decente e bem composta.

Saturno ocidental (em torno do Descendente): O homem é mais escuro e magro, com menos cabelo; e, mais uma vez, se ele tiver pouca latitude, o corpo é mais magro; se ele tiver muita latitude, o corpo é mais gordo ou carnudo; se a latitude for Meridional ou Sul, mais carnudo, mas de movimento rápido.

Se a latitude for Norte, peludo e com muita carne.

Saturno na sua primeira estação, um pouco gordo. Na sua segunda estação, gordo, com corpo pouco favorecido e fraco; e observa isso constantemente com todos os outros Planetas.

Qualidade dos homens: Em geral, ele significa lavradores, palhaços, mendigos, diaristas, velhos, pais, avós, monges, jesuítas, sectaristas.

Profissão:  Coureiros, limpadores de fossa, mineiros subterrâneos, latoeiros, oleiros, varredores, encanadores, fazedores de tijolos, malteiros, limpadores de chaminés, sacristãos de Igrejas, carregadores de cadáveres, lixeiros, moços de estrebaria, carvoeiros, carreteiros, jardineiros, cavadores de poços, fabricantes de velas, óleo, sabão e tintas, tintureiros de tecido negro, pastores ou cuidadores de gado.

Doenças:  Todos os problemas na orelha direita e dentes, febres quartãs, doenças provenientes de desordens frias, secas e melancólicas, lepras, febres reumáticas, doenças no pulmão, febre do rato, paralisias, tremores, medos vãos, fantasias, hidropisias, gota da mão e do pé, apoplexias, fome do cão, muito fluxo das hemorróidas, rupturas se em Escorpião ou Leão, ou em qualquer aspecto ruim com Vênus.

Sabores: amargo, azedo, ácido; no corpo do homem, ele rege principalmente o baço.

Ervas: Ele governa o acanto, a esparguta, o acônito, a cicuta selvagem, a samambaia, o heléboro branco e preto, o meimendro, o ceteraque ou feto, o arctium ou bardana, a chirívia, o estragão, o heléboro verde, a verbena, a mandrágora, a papoula, o musgo, a erva-moura, a trepadeira-das-sebes, a angélica, a sálvia, o buxo, o androsemo, o armoles, o espinafre, a bolsa-de-pastor, o cominho, a cavalinha, a fumária.

[PLANTAS e ÁRVORES.] A tamargueira, o junípero-rasteiro, a sene, a alcaparra, a arruda, o feto-doce ou polipódio, o salgueiro chorão, o teixo, o cipreste, o cânhamo, o pinheiro.

[ANIMAIS, etc.] O burro, o gato, a lebre, o camundongo, a toupeira, o elefante, o urso,
o cachorro, o lobo, o basilisco, o crocodilo, o escorpião, o sapo, a serpente, a víbora,
o porco, todo tipo de criaturas rastejantes que se reproduzem na putrefação, seja na terra, na água ou em ruínas de casas.

[PEIXES, PÁSSAROS, etc.] A enguia, a tartaruga, animais marinhos de concha. O morcego ou sangue-negro, a gralha, o abibe, a coruja, o mosquito, a garça, o gafanhoto, o tordo, o melro, a avestruz, o cuco.

[LOCAIS.] Ele se deleita em desertos, bosques, vales obscuros, cavernas, grutas, buracos, montanhas, ou onde homens foram enterrados, adros, etc. Prédios em ruínas, minas de carvão, charcos, locais lodosos sujos ou fedorentos, poços e banheiros, etc.

[MINERAIS.] Ele rege o chumbo, a serpentinita, a escória de todos os metais e também a poeira e o dejetos de todas as coisas.

[PEDRAS.] Safira, Lapis Lazuli, todas as pedras do campo negras, feias e não passíveis depolimento, e de uma cor triste cinza ou negra.

[TEMPO.] Ele causa ar nublado, escuro, obscuro, frio e doloroso, nuvens grossas, negras e densas: mas sobre isso, de forma mais particular, em um Tratado próprioxxvii.

[VENTOS]: Ele se deleita no quadrante leste do Céu, e causa os ventos do Leste; no momento de coletar qualquer planta que pertença a ele, os Antigos sempre viravam suas faces na direção do Leste nesta hora, com Saturno, se possível, em um ângulo, ou no ascendente, ou na décima, ou na décima-primeira, com a Lua se aplicando em Trígono ou Sextil a ele.

[ORBE.] Sua Orbe é de nove graus antes e depois da sua posição; ou seja, a sua influência começa a ser exercida, ou quando ele se aplica, ou quando qualquer planeta se aplica a ele, e está a menos de nove graus antes ou depois deste aspecto.

[ANOS.] Na Geração ele rege o primeiro e o oitavo mês após a concepção.

Os anos grandes que ele significa são — 465.
Os maiores — 57.
Seus anos médios são — 43 e meio.
Seus anos menores — 30.

O significado disso é o seguinte: caso construamos um edifício, fundemos uma Vila ou Cidade, ou se uma Família ou principado são fundados quando Saturno está forte essencialmente e acidentalmente; o Astrólogo pode conjecturar que provavelmente a família, principado, etc., irá continuar por 465 anos com honra, etc., sem alterações observáveis: Mais uma vez, se em uma Natividade, Saturno está bem dignificado, é o Senhor da Genitura, etc., então, de acordo com a natureza, o nativo pode viver 57 anos; se Saturno estiver medianamente dignificado, o nativo viverá apenas 43; se ele for o Senhor da Natividade, e estiver fraco, a criança pode viver apenas 30 anos, dificilmente um pouco mais; pois a natureza de Saturno é fria e seca, e essas qualidades são destrutivas ao homem, etc.

Com relação à idade, ele está relacionado a homens velhos decrépitos; pais, avós, e os correspondentes em plantas, árvores e todas as criaturas viventes.

[PAÍSES] Autores Antigos dizem que ele rege a Bavária, a Saxônia, a Estíria, "Romand Isle”, Ravena, Constança, Ingolstadt.

[ANJO.] É Cassiel, ou Capsiel.

Seus amigos são Júpiter, o Sol e Mercúrio, seus inimigos Marte e Vênus. Chamamos Sábado de o seu dia, porque ele começa a regê-lo quando o Sol nasce, e rege a primeira e oitava horas deste dia.